Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes sobre a Consulta do Viajante Online

Quando devo marcar a minha Consulta do Viajante Online?

Deves fazer o teu primeiro contacto para agendamento 4 a 6 semanas antes da data da partida, por forma a articularmos juntos a melhor data e hora para a tua consulta. Contudo, e por se tratar de uma consulta de aconselhamento, tens sempre vantagem em ter a tua até mesmo nas vésperas da tua viagem.

Quais os horários disponíveis?

A Consulta do Viajante Online é um serviço personalizado que não cumpre horários pré-definidos por uma agenda fixa. Genericamente, poderão ser realizadas consultas de 2ª a 6ª feira das 8h as 20h (última marcação às 19.30h). Para consultas após as 20h, ao fim-de-semana ou feriados acresce o valor de 20€ ao valor final.

Onde se realiza a consulta?

Tal como o nome indica, a consulta é realizada sempre online! Isso significa que precisas apenas de uma pequena pausa no teu dia e de uma ligação à internet, para teres a tua consulta médica. Sem deslocações, sem tempos de espera, sem perderes horas de trabalho (ou de lazer!) e sem imensas outras chatices!

Onde e como são realizadas as vacinas?

O local onde as vacinas serão realizadas dependerá muito daquilo que for discutido, individualmente, durante a tua consulta, uma vez que há vacinas que podem ser simplesmente adquiridas e tomadas na farmácia, enquanto que outras poderão ter de ser tomadas em locais específicos. Também neste caso, é importante discutir o timming certo para que tomes todas as vacinas recomendadas sem intercorrências. Todas as vacinas são dependentes de prescrição médica mas nunca são comparticipadas pelo SNS - independentemente de qualquer local ou meio onde venhas a optar fazer a tua consulta.

Como é feito o pagamento?

O pagamento pode ser realizado por Mbway ou por transferência bancária, e deve ser realizado assim que acordada a data e hora da consulta, por forma a validar a marcação. A não comparência na sessão ou o aviso de impossibilidade de comparecer com menos de 48 horas (2 dias) de antecedência leva à perda da sessão sem direito a reembolso.

A consulta inclui a prescrição de “teste covid”?

Relativamente à prescrição do teste covid, a emissão de testes comparticipados pelo SNS por motivos de viagem não é permitida pela DGS, configurando crime por má prática. O mesmo se aplica às várias seguradoras existentes no mercado - Médis, Multicare, Medicare, etc....

Posso usar as minhas receitas no estrangeiro?

Actualmente as receitas médicas são preparadas e regulamentadas para uso em território nacional, podendo por questões logísticas não ser aceites em farmácias ou serviços hospitalares de outros países. Contudo, alguns clientes referem que já utilizaram sem problemas.

As consultas podem ser para mais que uma pessoa?

Sim, a Consulta do Viajante Online pode ser realizada para casais, familias ou grupos, desde que todos se encontrem online no momento (data e hora) acordados para a realização da consulta.

Somos uma família - quantos formulários devo preencher?

Deve ser sempre preenchido um formulário por cada elemento que vai viajar.

Posso marcar uma consulta para os meus filhos?

Sim, é possível marcar uma Consulta do Viajante Online para bebés e/ou crianças até aos 12 anos de idade, através do preenchimento do formulário neste link: CVO Crianças e bebés
O preçário encontra-se sempre discriminado no final do questionário.

Estou grávida, devo ter uma consulta?

Sem dúvida! A gravidez é um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher (e do casal), e a viajante grávida tem particularidades sobre o seu estado de saúde que são bastante distintas do habitual (ex: existem vacinas que podem ter de ser evitadas, ou tomadas num timming muito específico; há medicamentos contra-indicados durante a gravide, etc..). Para além disso, há situações clínicas que são podem ser particularmente graves no caso da grávida (como a malária, dengue ou zika) e que devem ser salvaguardadas. Podes solicitar a tua Consulta do Viajante de Grávida aqui: CVO de Grávidas

Estou grávida (ou a pensar engravidar) e quero viajar mas não sei para onde ir com segurança, podes ajudar-me?

O serviço de Consultoria de Viagens para Grávidas é um serviço inovador e único, idealizado por mim, que estuda os destinos de viagem que tens em mente. Nesta consultoria junto toda a minha experiência enquanto mulher e viajante do mundo com questões médicas que podem afectar uma gravidez ou futura gravidez. Podes consultar mais informação neste link.

Posso pedir receitas para outras vacinas a tomar à posteriori?

Não, as vacinas são unicamente prescritas tendo em atenção a sessão/ viagem que motiva a consulta. As receitas emitidas têm também a validade de 30 dias, período após o qual prescrevem. Para renovação de receituário poderás consultar a oferta de serviços disponível em Serviços.

Os pedidos de receitas extra são pagos?

O pedido de novo receituário (ou renovação do anterior) é uma acto médico que implica tempo para apreciação do pedido, emissão de nova receita (o que é taxado pelo próprio sistema informático de prescrição) e email de resposta ao cliente. Por esse motivo, todos os pedidos de receituário, excepto se combinados comigo previamente ou por erro próprio/ esquecimento, são cobrados com uma taxa simbólica.

Subscreve a newsletter!

Recebe de antemão dicas médicas de viagem, informações sobre destinos em particular e muito mais!

Subscreve a newsletter!

Recebe de antemão dicas médicas de viagem, informações sobre destinos em particular e muito mais!