Vamos falar de Jet Lag?

ūüĎ©ūüŹĽ‚Äć‚öēÔłŹ Hoje vamos falar de Jet Lag! ‚úąÔłŹ

O que √© o Jet Lag? O Jet Lag corresponde √† adapta√ß√£o do organismo face a uma viagem que implique mudan√ßa de fuso hor√°rio (mais concretamente o atravessar de pelo menos 4 fusos) ‚Äď e, como tal, quanto maior for a diferen√ßa para o pa√≠s de origem mais sentidas ser√£o as suas consequ√™ncias.

Normalmente o Jet Lag √© maior quando viajamos para Este (√Āsia, Austr√°lia‚Ķ) e √© menor em sentido contr√°rio, para Oeste (Am√©rica do Norte, Central ou do Sul)

Os¬†sintomas habituais¬†assemelham-se √† t√≠pica ‚Äúressaca‚ÄĚ : ins√≥nia e sonol√™ncia diurna, irritabilidade, cansa√ßo, n√°usea, diminui√ß√£o do apetite e da concentra√ß√£o‚Ķ

Como prevenir??¬†Aumentar a ingest√£o de l√≠quidos antes do voo e tentar ter uma alimenta√ß√£o equilibrada e noites descansadas nos dias pr√©vios √† viagem. Para viagens de estadias prolongadas √© aconselhado adaptar o ritmo de sono e refei√ß√Ķes ao do pa√≠s de destino pelo menos 2 dias antes da partida. Manter o hor√°rio das refei√ß√Ķes habitual mas j√° adaptadas ao pa√≠s de destino. Se poss√≠vel, fazer algum exerc√≠cio f√≠sico mas n√£o exactamente antes do per√≠odo de repouso.

‚Ästao voar para este¬†‚Äď Se poss√≠vel, 3 dias antes come√ßar a acordar meia hora mais cedo (por dia). A hora de ir dormir deve tamb√©m ser antecipada em per√≠odos iguais de meia hora. √Ä chegada, evitar a luz diurna matinal (mais intensa), preferindo fazer as visitas de exterior dos primeiros dias da estadia durante a tarde.
‚Ästao voar para oeste¬†‚Äď Se poss√≠vel, 3 dias antes come√ßar a acordar meia hora mais tarde (por dia). A hora de ir dormir deve tamb√©m ser atrasada em per√≠odos iguais de meia hora. No destino, apanhar o m√°ximo de sol durante a tarde e entardecer e evitar dormir at√© ao cair da noite. Adormecer nos primeiros dias de perman√™ncia no destino pode ser dif√≠cil, e qualquer fonte de luz artificial (telem√≥veis, tablets, pequenas luzes de sinaliza√ß√£o, etc..) deve ser evitada a todo o custo se per√≠odos de ins√≥nia.

Para além da adaptação natural ao lugar de chegada, para os casos mais significativos existe ainda medicação que pode ser realizada e que ajuda à regularização do ritmo circadiano. Um das alternativas é a melatonina, análoga à produzida pelo nosso próprio organismo (não indicada para crianças e menos eficaz nas viagens para oeste). Em ambos os casos poderão ser necessários pequenas sestas de cerca de 45 minutos, assim como cafeína.

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